Saiba c/ @gustavoboroni como limpar e conservar as lentes de sua camera digital

Quando compramos uma nova câmera digital, ficamos logo entusiasmados com o novo poder e qualidade das fotografias. Mas muitos, esquecem de fazer cuidados básicos de manutenção, conservando assim por mais tempo o uso de seu novo brinquedinho. Gordura, poeira, saliva, marcas de dedo, arranhões.. como prevenir para que você não veja aqueles ''famosos pontinhos pretos (que poderão futuramente virarem fungos) em sua objetiva, ou seja lente da sua câmera?


Limpeza da objetiva:
 É bem simples,desde que que feita com materiais específicos e na maioria dos casos não requer nenhum tipo de produto líquido de limpeza ( o que não recomendo em hipotese alguma usar aqueles líquidos ''duvidosos'' que vem em kits de limpeza).




1)Utilizar um pincel de limpeza específico e depois uma bombinha de ar comprimido (foto ao lado):
 Conforme lança jatos de ar sobre a objetiva, pincela cuidadosamente o elemento frontal.


 
 
 
 
 
2)Você deve utilizar,um pano de limpeza de microfibra (anti-fiapo),  seguro para todo tipo de lentes, incluindo as de superfícies com multi-camadas (multicoated).Companheiro indispensável do seu equipamento fotográfico, é anti-estático e remove com segurança manchas e sujeira. Faça movimentos circulares, indo de dentro para fora, até que toda a sujeira tenha desaparecido.








3) PARECE BRINCADEIRA ALGUÉM FAZER ISSO MAS LEIA COM ATENÇAO:
A primeira coisa que às pessoas pensam nesse momento, é utilizar detergente. NUNCA FAÇA ISSO. O detergente vai, além de tirar a sujeira, remover uma das camadas de proteção de sua objetiva, o que vai danificar PERMANENTEMENTE ela. Essas camadas de proteção são usadas no elemento externo para ajudar a reduzir o indíce de ocorrência de Flare, aberrações cromáticas, e etc.

DICAS DE COMPRAS NO BRASL:



 CANETA DE LIMPEZA: possui uma escova retrátil com cerdas macias, que auxiliam na remoção de poeira. Na outra extremidade, uma ponta de camurça com composto de carbono, remove as marcas de impressões digitais. Não utiliza líquidos a forma mais fácil de limpar suas lentes. Escolha o modelo que melhor se adapta as suas necessidades.

LOJAS

ANGEL EQUIPAMENTOS FOTOGRÁFICOS:


CONSIGO

Até o próximo post, abraços

*Gustavo Boroni
** Publicitário, Relações Públicas, Fotógrado e Professor de Fotografia do SENAC.








 





1 comentários:

Nanda`Viana disse...

Agora eu sei como limpar minhas FUTURAS objetivas! :P

 

Twitter Updates

Meet The Author

    Siga-me no Twitter