Auto-retrato da Cor no Corpo Luz em Pixel por Gustavo Boroni

Como sempre falo para meus alunos do curso de Fotografia Digital que ministro:

"Fotografia = luz = cor = pixel"

Entrando no processo criativo pra traduzir esta frase em uma imagem, fiz uma série de auto-retratos com uma camera digital compacta (que não passava de 4 megapixels - uma raridade que logo será peça de museu) utlizando da técnica de Light Painting. Ajustando a camera para o modo M, com uma longa exposição do obturador, e utilizando da lanterna do celular para "pintar com a luz a cena". 

E com a fotografia revelada as cores ganham nuances surrealistas com a manipulação digital.






Light Painting. Pode ser que muitos nunca tenham ouvido falar dessa técnica, mas ela é relativamente simples e pode oferecer resultados interessantes para quem está procurando um algo mais em suas fotos ou gosta de experimentalismos. Claro que a técnica se torna muito divertida quando executada em grupo e pode render um bom período de entretenimento. Na realidade, o único limite para a técnica é a imaginação de quem a está realizando.

Como o nome já diz, Light Painting significa "Pintar com a Luz". Em um ambiente totalmente escuro ou com pouca iluminação, perto da escuridão, e usando uma câmera que possua o modo de longa exposição fixa em um tripé, o fotógrafo usa diferentes fontes de luz como se fossem pincéis. Podem-se usar lâmpadas ou lanternas comuns para "pintar" a cena. Veja abaixo uma lista de materiais necessários:

- Câmera com recurso de longa exposição (pelo menos 15 segundos). Se for uma DSLR vai gerar um melhor resultado, mas também é possível fazer com compactas avançadas que possuam foco manual -não se preocupem se a sua camera não é uma profissional - eu fiz com uma compacta digital que possue modo M - sony cybershot;
- Tripé, quanto mais firme for o tripé melhor, para que não haja a possibilidade das fotos saírem tremidas; -não precisei de um tripé, apoiei a camera ao lado do meu perfume Quasar da Boticário, na mesa do computador-   :)
- Lanternas de diferentes potências. Até refletores de jardim podem ser usados; - não precisei de lanterna, usei aquele celular baratinho da Nokia, o famoso "lanterninha" na foto da para ver que estou segurando o celular @;)
- Plásticos ou celofanes de diferentes cores;
- Apontador laser, daqueles usados para palestras, são muito úteis e versáteis;
- Se possível, um flash de câmera é muito útil também;
- Roupa escura, para não aparecer na cena.


Fonte:
Light painting para iniciantes por Gilson Lorenti 
http://meiobit.com
 
Para ver o tutorial completo acesse:

http://meiobit.com/16008/light-painting-para-iniciantes/

1 comentários:

Patrícia Brito disse...

Adorei!!!! Muito legal! Bjos

 

Twitter Updates

Meet The Author

    Siga-me no Twitter